Cirurgia Oncológica para o Câncer de Pele

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no nosso país. Há dois tipos básicos: os melanomas e os não melanomas. O melanoma é o menos frequente, mas com pior prognóstico e mais alto índice de mortalidade. 

A cirurgia geralmente é necessária em alguma etapa do tratamento. Hoje sabemos como é importante o apoio de uma equipe multidisciplinar. A oncologia cutânea envolve o dermatologista, o cirurgião oncológico, o oncologista clínico, o radioterapeuta e ainda diversas outras especialidades. 

A suspeita desse diagnóstico pode assustar e ouvir sobre a necessidade de uma cirurgia pode ser ainda mais impactante. Seja como for, é fundamental estar amparado por uma equipe médica qualificada pronta para tomar as melhores decisões para o tratamento oncológico. 

Por isso, a consulta pré-operatória é necessária  para individualizar e definir em conjunto qual a melhor opção para o paciente. Nossa equipe encontra-se semanalmente para discutir. entre especialistas, qual o melhor tratamento para cada um. Quando a cirurgia é indicada, na maior parte das vezes pode ser realizada de forma ambulatorial e com anestesia local. Mas existem diversas técnicas cirúrgicas para cada caso. Quanto mais cedo for o diagnóstico, menor será a cirurgia e menor será a cicatriz.