Blog

DICAS:Como Cuidar das Cicatrizes

Como Cuidar das Cicatrizes

26 de abril de 2017

Vamos falar de dicas de cuidados durante a cicatrização.

Cicatriz é sempre indesejável, não é? No entanto às vezes ela é necessária.

Toda cirurgia deixa uma cicatriz que pode ser discreta ou mais aparente. Na maioria dos casos é possível evitar o surgimento de cicatrizes inestéticas para tanto a técnica cirúrgica meticulosa é fundamental além de outros cuidados necessários no pós-operatório.

É importante lembrar que o tempo é fundamental para a cicatrização. Por isso, é necessário ter paciência para o resultado final. A camada mais profunda da pele pode demorar até seis meses para se regenerar ( tempo necessário para os fibroblastos produzirem o colágeno necessário). No início toda cicatriz fica rósea ou mais avermelhada (cicatriz imatura – enquanto o reparo está em processo). Com o tempo a cicatriz vai ficando esbranquiçada.

O aparecimento de cicatrizes hipertróficas ou queloidianas acontece mais frequentemente em algumas pessoas, e em áreas específicas que apresentam maior tensão, por exemplo no dorso, joelhos.

Os principais fatores que definem a cicatrização após uma cirurgia de pele são inerentes à própria pessoa. Os seguintes fatores podem contribuir para dificultar o processo de cicatrização:

# a cor da pele mais escura tem maior risco de formar cicatrizes inestéticas.

# história pessoal e familiar de má cicatrização também é fator de risco.

# áreas com tendência à queloide como por exemplo os ombros e a região central do tórax anterior.

# pessoas com vitiligo ou psoríase têm uma tendência maior em desenvolver lesões nas áreas da cirurgia.

# a idade também influencia na cicatrização: na puberdade e na gravidez há uma maior incidência de problemas na cicatrização. Já na idade mais avançada os idosos apresentam uma pele mais fina que gera menos tensão na cicatriz melhorando os resultados estéticos.

# o tabagismo atrapalha muito a cicatrização. Aproveite a necessidade de cirurgia e deixe de fumar!

# o surgimento de grandes hematomas, podem “alargar” os pontos. Presença de infecção no local pode retardar o processo de cicatrização.

# o sol pode provocar escurecimento das cicatrizes.

# remover “as casquinhas” pode colaborar para o surgimento de uma cicatriz hipertrófica.

Para cada tipo de ferida há um creme cicatrizante específico, por isso o acompanhamento da cicatriz com seu médico é fundamental para uma boa evolução. Quanto antes a cicatriz for tratada menores as chances de permanecer com um aspecto ruim.

ANTERIOR TODAS PRÓXIMA