Blog

NOTÍCIAS :A pandemia e os casos avançados de câncer de pele

04 de maio de 2021

Sabemos que a pandemia vem exigindo muitos esforços de todos nós. Em diversos momentos fomos obrigados a priorizar e fazer escolhas. No entanto, sabemos que o câncer não espera. A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recentemente um levantamento com números preocupantes relacionados à queda na procura por exames de diagnóstico para detecção do #câncer de pele no ano de 2020.

 

A #pandemia e as recomendações de #isolamento social adiaram a busca por tratamentos, especialmente por mulheres e pessoas entre 10 e 54 anos, resultando em uma queda de 48% na quantidade de exames em relação ao ano anterior para diagnóstico do câncer de pele. 

 

O câncer de pele é considerado um dos cânceres mais comuns no Brasil e no mundo, mas tem alta possibilidade de cura desde que diagnosticado precocemente. 

 

Sabemos que o atraso no início do tratamento pode, inclusive, afetar o quadro da doença. E realmente na prática, temos visto muito mais casos avançados chegando no consultório. 

 

Importante ressaltar que não é apenas a #dermatologia que apresenta essa queda na procura por tratamentos e diagnósticos. Estamos realizando menos diagnósticos precoces em todas especialidades. Sendo assim, o cenário a ser encarado pelo setor da #saúde como um todo é sem precedentes e serão necessárias estratégias inovadoras para contornar a situação.

 

Faça a sua parte: siga se cuidando e seguindo todos protocolos orientados nesse momento de pandemia,  mas mantenha seus exames e consultas de rotina em dia. 

__

Dra. Carla Bochi

Cirurgiã – CREMERS 33623

RQE 26877/24100