DICAS:SOBRE O JEJUM PRÉ OPERATÓRIO

01 de dezembro de 2020

# Você sabia que no início do século XIX os pacientes tinham permissão para beber um pequeno copo de chá horas antes da cirurgia? Mas já no final da segunda guerra mundial passou-se a adotar a regra do jejum a partir da meia noite. Então os pacientes permaneciam longo tempo em jejum em torno de 10, 16 horas ou mais.  Isso aconteceu depois da relação descrita por Mendelson em 1946 entre a alimentação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico com anestesia geral.

# O jejum é necessário para reduzir o volume do conteúdo gástrico, diminuindo o risco de broncoaspiração durante a sedação e anestesia geral. Ou seja diminuiu risco de secreções do estômago irem para os pulmões causando pneumonia por exemplo. No entanto o jejum prolongado também pode ser prejudicial. Estudos e revisões mais recentes mostram que períodos de jejum muito prolongados aumentam a incidência de complicações como: desidratação, aumento da resistência periférica à insulina, cetose e aumento da resposta metabólica ao estresse cirúrgico. Dependendo do procedimento cirúrgico e dos riscos do paciente é possível ingerir líquidos claros até 2 horas antes da cirurgia. Alimentos sólidos geralmente precisam no mínimo de 6 horas de jejum. Essa mudança no paradigma do jejum pré operatório mostra-se segura e é essencial para a recuperação mais rápida do trauma cirúrgico. Mas essas determinações são muito variáveis de acordo com o caso clínico de cada paciente. Portanto converse bem com seu cirurgião sobre as orientações pré operatórias.

# Lembre-se: o jejum pré operatório deve ser rigorosamente seguido conforme orientação médica para a segurança do ato anestésico.

Referência : Eur J Anaesthesiol. 2011 Aug; 28(8):556-69. Perioperative fasting in adults and children: guidelines from the European Society of Anaesthesiology.